sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Café noturno

Poema de Priscila Lopes


Vincent Van Gogh

É   C   F   R   A   S   I   S

The Night Cafe

Contemplo as escadas de van Gogh.

Consulto o relógio na parede.
A cinco passos está o meu cliente. Nele
me debruço se me vejo. Nele
habita o clima, o verde

da mesa de sinuca que me convida a ser
só. Um casal ao longe não cabe em mim.
Um bêbado sentado também sou eu.
Por inúmeros motivos me condeno
a manter-me em pé, entre parêntesis.
Creio que haja vida após a morte
e que os olhos são os ouvidos
das minhas paredes. Porém,
me detenho no pensamento
que mede o tamanho do meu taco
– e se confio ou não, é mais embaixo
o buraco que procuram minhas mãos.


Écfrasis, termo grego, é uma versão poética de um objeto artístico que vai do descritivo ao interpretativo, portanto, uma metaimagem no escrito. A primeira écfrasis que se conhece é de Homero, na Ilíada, ao descrever o escudo de Aquiles.



2 comentários:

Daniel Ballester disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Ballester disse...

rEMOVEr REMONTAR rENOVAr
CO.MENTAr
inteRRumpir paRa Romper
rEMOVEr para REMONTAR
Coptar
os ouvidos
nas mãos.