sexta-feira, 17 de maio de 2013

Silêncios do Silêncio

Por Jayro Schmidt

Sobre a mostra Fotografando o Silêncio


Alguns pesquisadores norte-americanos chegaram à conclusão de que o silêncio absoluto existe. Para tanto, construíram um recinto à prova de todo e qualquer ruído sem levar em consideração que alguém poderia constatar o contrário, pois o silêncio, assim como tudo que se dá no tempo e no espaço, são relativos.
E quem demonstrou isso foi um músico, John Cage, que sempre trabalhou o som subentendido no silêncio. Para Cage, e para os músicos em geral, o ruído ainda não é música, e a música, convenhamos, é o silêncio que cala o ruído.
Simples não? Nem tanto, sobretudo para os pesquisadores do absoluto. Esse princípio para eles era uma engenhosa mística, no que estavam enganados. Cage entrou no recinto com luvas, vestimentas e calçados adequados para que nada interferisse no silêncio, mas os pesquisadores não haviam pensado no mais essencial: Cage ouviu as batidas do coração.
Além desse fato, pode-se ouvir o silêncio, como também se pode vê-lo como fizeram os fotógrafos desta exposição, cada qual com um olhar específico em imagens analógicas e imagens conceituais. Apesar das diferenças de focos de cada um, eles não poderiam deixar de visar o extremamente quieto e exprimir o limite que separa o som do ruído para poderem visualizar o silêncio. E o silêncio, inevitavelmente, está associado ao solitário, ao ignoto, ao abandonado, ao falecido.
Pois são nestes lugares que o silêncio fala, seja num ponto perdido no espaço, nas últimas gotas de remédio, no olho do redemoinho, no cachorro dormindo, na textura da ausência, nos retratos se apagando e no reflexo do pescador.
As imagens de silêncios aqui expostas, conclui-se, foi um desafio para os fotógrafos e são agora para você que, distraído ou atento, vai se perguntar: onde está e o que é o silêncio.
Muitas serão as respostas nas vozes silenciosas que estão nas percepções.



Alessandra Knoll


Danísio Silva 


Eliane Quadro


Gilliard Lach


Heloísa Caminha Bradacz


Maria Helena Rosa Barbosa


Rosemary Busko

Nenhum comentário: