terça-feira, 18 de junho de 2013

RESPOSTA A RENATO

Por Jayro Schmidt




Caro Renato.

No passado, mais de vinte anos atrás, minha experiência com Joyce foi relativamente bem-sucedida. Li Os dublinenses e Retrato do artista quando jovem. Quanto a Ulysses, a leitura ficou extraviada, se bem que li de uma tacada só o monólogo final de Marion, a Molly-Penélope-Bloom.
Fiquei fascinado, pois, afinal, naquela época lia Kafka (também fascinado), encontrando em Joyce o oposto de um mesmo teor – o escritor entre o humano e o linguístico, entre o dizer e o não dizer.
Esta é a fonte que não seca e que está antes ou depois da literatura em todos os tempos. Alguns escritores não se afastam do humano – e para tanto precisam de um mínimo vocabulário como é o caso de Kafka – e outros que também não se afastam, porém com um vocabulário experimental – como é o caso de Joyce.
O curioso é que ambos os escritores viveram numa mesma época e em contextos muito parecidos, em uma palavra, desfavoráveis em termos de linguagem. E assim escreveram sobre um mundo que morre porque outro nascia. Tanto Joseph K. como Stephen Dedalus são movidos pelo próprio cansaço – isso para empregar o teu termo atribuído a Fernando Pessoa e Alejandra Pizarnik.
O mais curioso ainda (Alejandra Pizarnik se parece com uma personagem kafkiana e com a pintora mexicana) é que Joseph K. e Stephen Dedalus tiram suas forças místicas descomunais do cansaço, com paixão e intuição do que poderão vir a ser, embora seus autores recusem os heroísmos típicos da literatura. Eles, os personagens, na realidade pouco se cansam nos momentos em que se descortinam nas crianças e nos loucos – que vivem nas orlas e nas auras.
Enfim, o que quis dizer mesmo? Tantos possíveis que sem os avanços do linguajar corre-se o risco de virar, como disse Leminski, Ferreira Gullar.
É isso então, e o meu abraço,

Jayro.

Nenhum comentário: