sexta-feira, 26 de julho de 2013

SALVE EINSTEIN!

Da Redação (J.S.)




Poucos judeus tiveram a sorte de Albert Einstein, 1879-1955. Quando Hitler chegou ao poder em 1933, o físico, que mudou a visão do universo clássico, visitava os Estados Unidos, e por lá ficou, obtendo a cidadania em 1940.

As constatações físicas de Einstein são conhecidíssimas, nem tanto o que pensava sobre o mundo em que vivemos, embora sem a sua lucidez metaforizada em seus cabelos eletromagnéticos, apontados em todas as direções do infinito como se ele fosse um personagem que saiu do pincel de El Greco.

Einstein reconheceu que a ciência não pode se desvencilhar de um axioma: a percepção não é suficiente para fundar o conhecimento científico. De qualquer maneira, ele não relegou a ideia de que certas obras de arte dizem o que nenhuma fórmula científica pode dizer. Einstein, no mínimo, não separou intuição de intelecção, concluindo que os conhecimentos se equivalem, cada qual com suas ferramentas. Assim ele pode afirmar que a ciência não independe do absoluto, porém pensado no campo da relatividade, sendo categórico nessa arquitetura que animou predecessores como Kepler e Newton: “O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica”. Nessa visão, os deuses antropomórficos não significam nada: tal mística “não tem dogmas nem Deus concebido à imagem do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica”.

A força afetiva e conceptiva de Einstein estava na intuição, capaz de atingir culminâncias científicas que não desconheciam as volições humanas onde, por fatores civilizatórios, se perdeu o contato com a animalidade terna: “Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto”.


Nenhum comentário: